Ivete Sangalo recebe apoio de artistas após se afastar dos palcos para tratar pneumonia
Cuidar mais da saúde será uma prioridade para Ivete Sangalo nos próximos dias, já que a artista precisou se afastar dos palcos para tratar uma pneumonia após a maratona de Carnaval.
Nas redes sociais, a cantora recebeu o carinho de fãs e amigos da música, que desejaram uma boa recuperação para a dona do título de ‘Música do Carnaval’ em 2024.
“Melhoras, mainha!!! Já já você estará 100%! Te amamos!!!”, escreveu Iza. “Passando daqui as melhores energias para que se recupere logo! Melhoras”, comentou o Secretário Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho.
Newsletter
Assine a receba os nossos conteúdos em primeira mão e exclusivos.
NomeE-mailLi e concordo com os Termos de Uso e a Política de Privacidade do Bahia NoticiasAssinar
Artigos
Wevergton Brito Lima
Foto: Acervo pessoal
Lula e a verdade fora do poço
O presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento de sua viagem oficial à África, em uma coletiva de imprensa na Etiópia, no domingo passado (18), fez um paralelo entre o drama dos palestinos e o holocausto judeu. A declaração repercutiu fortemente. Alguns se surpreenderam com a veemência de Lula. O presidente brasileiro, fora do mundo delirante da extrema-direita e de suas fabulosas teorias de conspiração, é considerado um líder de esquerda moderado, o que de fato é. Para entendermos a declaração de Lula é preciso tecer antes algumas considerações.
Entrevistas
“Alternativa é aumentar e não reduzir número de circuitos”, diz secretário sobre medidas para desafogar Carnaval na Barra
Foto: Samuel Freitas / Bahia Notícias
Aumentar o número de circuitos no Carnaval de Salvador. Essas é uma das alternativas apontadas pelo secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, para desafogar o percurso Barra-Ondina durante a folia. Com a superlotação do circuito Dodô, Monteiro endossa a posição do governador Jerônimo Rodrigues (PT) de que a solução passa em adicionar circuitos na capital e não reduzir. Em entrevista ao Bahia Notícias, onde fez um balanço sobre o Carnaval de 2024, o titular da Secult também destaca que a valorização do circuito Osmar (Campo Grande) é parte fundamental do processo.
Cidades da Chapada, Sudoeste e Agreste têm piores índices de rede de esgoto da Bahia, aponta IBGE
Sexta-Feira, 23/02/2024 – 11h40
Por Francis Juliano
Foto: Divulgação
Em 2022, os municípios baianos com menor proporção de moradores em domicílios com rede de esgoto, ou fossa ligada, são: Novo Horizonte, na Chapada Diamantina; Bom Jesus da Serra, no Sudoeste; Matina, no Oeste; Acajutiba, no Agreste baiano; e Baianopólis, também no Oeste.
Os três primeiros têm índices de 0,1%, enquanto que os últimos dois, em 0,2%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (23) pelo IBGE, com base no Censo de 2022. Na parte de cima, com maior proporção do serviço figuram Itapetinga (94,8%) no Sudoeste; Salvador (94,7%), Madre de Deus na RMS, (92,0%); Itororó, no Sudoeste (86,9%) e Coaraci, no Sul (86,2%).
Ainda segundo o IBGE, entre 2010 e 2022, na Bahia, a proporção de moradores em domicílios sem banheiro e sem sanitário teve queda expressiva, foram de 8,6% para 1,3%. No entanto, ainda havia quase 182,5 mil pessoas vivendo nessas condições, o que coloca o estado com o segundo maior contingente entre as unidades da federação. O estado fica abaixo apenas do Maranhão (257.148 pessoas ou 3,8% dos habitantes).
Já entre 2010 e 2022, as cidades baianas com maior redução de domicílios com esgotamento foram: Itanagra, no Agreste (de 14,4% para 7,9%), Rodelas, no Norte (de 77,5% para 71,0%) e Itapeb, na Costa do Descobrimento (de 5,1% para 1,7%.
Os maiores avanços ocorreram em Luís Eduardo Magalhães (de 1,2% para 64,5% da população com acesso) e Barreiras, no Extremo Oeste (de 15,3% para 75,4%) e Várzea Nova, no Piemonte da Diamantina (de 4,5% para 60,4%).
Morre ortopedista Rubens Chastinet Pitangueira
Sexta-Feira, 23/02/2024 – 11h30
Por Redação
Foto: Divulgação
O médico Rubens Chastinet Pitangueira morreu nesta sexta-feira (23). Ele era ortopedista e sócio da Somed Day Hospital, unidade especializada em atendimento ortopédico.
O enterro será nesta sexta, às 17h30, no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, em Salvador.
Retorno na Avenida Bonocô, em Salvador, é fechado por causa de obras na região; confira alternativa
Sexta-Feira, 23/02/2024 – 11h20
Por Redação
Foto: Reprodução / Transalvador
A Superintendência de Trânsito de Salvador informou na manhã desta sexta-feira (23) que o último retorno da Avenida Bonocô (Mário Leal Ferreira) no sentido Centro da cidade foi fechado.
De acordo com a Transalvador, o bloqueio ocorre em função de obras na região. A autarquia não informou por quanto tempo a interdição será feita, mas reforça que os condutores tem como opção de tráfego seguir pela Avenida ACM e fazer o retorno mais à frente na Madeireira Brotas.
Entendendo a Previdência: Saiba tudo sobre a aposentadoria dos brasileiros em Portugal
Sexta-Feira, 23/02/2024 – 11h10
Por Rodrigo Maciel
Foto: Divulgação
O Brasil tem Acordo de Previdência com Portugal, desde 03/12/1970, através do Decreto nº 67.695, tendo sua última alteração ocorrida em 08/05/2013, pelo Decreto nº 7.999. Por isso, é possível se aposentar nos dois países, ou ainda, usar o tempo trabalhado da melhor forma, para ter uma aposentadoria somando-se períodos trabalhados nos dois países (totalização de períodos), e aproveitar os benefícios de ser um brasileiro aposentado e residente em Portugal. Clique aqui e leia o texto.
7 a cada 10 municípios do país não atingem meta de controle de diabetes e hipertensão
Sexta-Feira, 23/02/2024 – 11h00
Por Cláudia Collucci | Folhapress
Imagem ilustrativa | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Sete em cada dez municípios brasileiros terminaram 2023 sem atingir o mínimo de controle de seus diabéticos e hipertensos, que é dosar a hemoglobina glicada uma vez por ano e aferir a pressão arterial a cada seis meses de 50% dos pacientes com essas condições.
Dados do último quadrimestre de 2023 do Previne Brasil, programa federal que vincula parte dos recursos da atenção primária ao cumprimento de metas assistenciais, mostram que essas doenças são hoje as com piores desempenho de uma lista de sete indicadores.
Além delas, fazem parte dessa relação a oferta de seis consultas de pré-natal para 60% das gestantes, de atendimento odontológico e testes de HIV e sífilis, além de exame preventivo do câncer uterino para 40% das mulheres entre 25 a 64 anos, e cobertura vacinal (poliomielite e pentavalente) para 95% das crianças.
Criado no primeiro ano da gestão de Jair Bolsonaro (PL), os indicadores começaram a ser mensurados em 2020, mas, devido à pandemia de Covid-19, só em 2022 municípios que descumprem as metas passaram a sofrer descontos de verbas federais da saúde.
Análise da plataforma ImpulsoGov, organização sem fins lucrativos que atua fomentando uso de dados e tecnologia na gestão pública, mostra que houve melhora no último ano, mas a maioria dos municípios ainda patina no cumprimento das metas.
No primeiro quadrimestre de 2022, a taxa de municípios que não tinham o controle mínimo dos seus diabéticos e hipertensos era de 97% e 95%, respectivamente. No fim daquele ano, passou para 83% e 84%, e, em 2023, fechou em 74,8% e 72,8%.
O cenário é atribuído a múltiplos fatores. Desde a alta dessas doenças crônicas causada pelo envelhecimento populacional, aliada à falta de profissionais na atenção primária, até problemas de metodologia do sistema de informação do Ministério da Saúde.
Segundo Juliana Ramalho, gerente de projetos da ImpulsoGov, o primeiro entrave no cumprimento das metas é o grande número de diabéticos e hipertensos. “As doenças crônicas crescem a cada ano no país, e a população a ser acompanhada aumenta também.”
Dados do Observatório da Atenção Primária mostram, por exemplo, que a prevalência de diabetes entre a população adulta do município de São Paulo passou de 8,5% para 12,1% entre 2020 e 2023. São 1.083.135 diagnosticadas com a doença.
Ao mesmo tempo, muitas equipes de atenção primária à saúde estão desfalcadas, o que traz impactos negativos para assistência e para o registro de dados nos sistemas de informação.
“Se eu não tenho médico e enfermeiro na equipe, eu já perco [pontos] porque essas condições crônicas têm critérios [do Previne Brasil] que só esses profissionais podem preencher.”
Ela afirma que o não cumprimento de metas municípios também está ligado a problemas processuais. “Talvez essa população esteja sendo acompanhada, mas o sistema de informação não está sendo alimentado [com os dados da assistência prestada] como deveria”.
Por exemplo, se chega uma pessoa com hipertensão na unidade de saúde, a prioridade do profissional será aferir a pressão arterial, e não necessariamente preencher o sistema de informações com dados, nos campos exatos que o Ministério da Saúde pede.
Para Mauro Junqueira, secretário-executivo do Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde), os dados do Previne Brasil não condizem com a realidade.
“Para hipertensão é uma consulta médica e uma aferição a cada seis meses. A gente não faz? A gente faz muito e todo dia, mas o sistema do ministério é frágil para isso, a gente está discutindo para reformular a metodologia de cálculo.”
Uma das questões é que, para o cálculo de metas do programa, é considerada toda a população brasileira sem descontar os 25% que têm plano de saúde e, provavelmente, não usam o SUS para acompanhamento de condições crônicas.
“Esses 50 milhões [de usuários de planos] usam o SUS para urgência e emergência, alta complexidade, para tomar vacinas, mas não usam diretamente a unidade básica de saúde.”
Junqueira afirma, contudo, que o controle dessa alta carga de doenças crônicas também enfrenta obstáculos assistenciais provocados pela rotatividade muito grande nas equipes de saúde e da presença de médicos recém-formados na UBSs. “Tudo isso impacta na atenção básica lá na ponta.”
Segundo ele, a atual equipe do Ministério da Saúde, especialmente a Secretaria de Informação e Saúde Digital, está trabalhando para que os dados alimentados na unidade de saúde se transformem em informações e cheguem às equipes em tempo real.
“Não dá para gente esperar um ano, para o ministério processar as bases de dados e um ano depois falar: ‘em janeiro do ano passado, você deixou de fazer isso aqui. Tenho que ter essa informação real na mão para conseguir mapear e atuar rapidamente.”
Procurado, o Ministério da Saúde informou que está em discussão uma nova proposta de financiamento da atenção primária, que envolve, inclusive, mudanças no programa Previne Brasil, mas que não poderia adiantar nada neste momento.
A Folha apurou que a proposta prevê, entre outras coisas, aumento das equipes de saúde da família, mudança da metodologia dos repasses de recursos aos municípios e inclusão de 15 novos indicadores do Previne Brasil, entre eles controle das arboviroses e satisfação do usuário do SUS.
A mudança tem esbarrado na falta de verbas orçamentárias por parte do ministério e na resistência de cerca de 530 municípios que perderiam recursos, em torno de R$ 200 milhões, com a nova metodologia de cálculo.
Até o momento, está acertado que os municípios terão um ano para se adaptar às novas regras e que os novos indicadores do Previne Brasil só passarão a valer quando o sistema de informação do ministério tiver condições de fornecer dados aos municípios em tempo real.
Casal é morto a tiros dentro de casa no bairro de Massaranduba, em Salvador
Sexta-Feira, 23/02/2024 – 10h40
Por Redação
Foto: Ascom-PC
Um homem e uma mulher foram encontrados mortos dentro da casa onde moravam no bairro de Massaranduba, localizado na região da Cidade Baixa, em Salvador, na manhã desta sexta-feira (23)
De acordo com a Polícia Civil, as vítimas estavam sem documentos de identificação. A autoria, motivação e circunstâncias do crime são apuradas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). As guias para o trabalho do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram expedidas pela Polícia Civil.
Levantamento do Instituto Fogo Cruzado, em 2024, registrou 18 baleados em casa na Região Metropolitana de Salvador. Destes, 17 morreram.
Eziquiel Sousa Costa apita duelo entre Vitória x Atlético de Alagoinhas
Sexta-Feira, 23/02/2024 – 10h39
Por Redação
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
A FBF (Federação Bahiana de Futebol) escalou o árbitro Eziquiel Sousa Costa para apitar a partida entre Vitória x Atlético de Alagoinhas, no próximo domingo (25), às 18h30, no Barradão, pela 8ª rodada do Campeonato Baiano.
Eziquiel, que é da cidade Macarani e pertenceo ao quadro da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) terá como assistentes Jucimar dos Santos Dias, de Salvador, e Edevan de Oliveira Pereira, de Itambé. A dupla também é do quadro da CBF.
No momento, o Vitória é o 4° colocado do Baianão com 13 pontos, três a menos que o líder Barcelona de Ilhéus, que já jogou na rodada. Já o Atlético de Alagoinhas aparece na 8ª posição (primeiro time fora da zona de rebaixamento), com sete pontos.
Aos 80 anos, morre Wilson Fittipaldi, ex-piloto da Fórmula 1
Sexta-Feira, 23/02/2024 – 10h31
Por Redação
Foto: Reprodução / Instagram
Morreu nesta sexta-feira (23), o ex-piloto da Fórmula 1, Wilson Fittipaldi Júnior. Wilson faleceu vítima de complicações provocadas por parada cardíaca sofrida em dezembro após um engasgo. Ele era irmão mais velho do também ex-piloto de F1, Emerson Fittipaldi.
Juntos, Wilson e Emerson fundaram a Copersucar, única equipe brasileira na categoria até hoje. O ex-piloto estava internado desde dezembro, não resistiu e faleceu na manhã desta sexta (23).
Wilsinho chegou à Fórmula 1 na década de 70, ao todo foram três temporadas na maior categoria do automobilismo mundial: duas pela Brabham (1972 e 1973) e uma pela Copersucar (1975), fundada por ele e por seu irmão. Em 1974 não correu, pois estava focado na criação da Copersucar, primeira e única equipe Sul-Americana a participar da F1.
Wilson deixa a esposa Rita e o filho Christian Fittipaldi, que também teve passagem pela F1. Segundo contou Rita, Wilson se engasgou na noite do Natal de 2023, com um pedaço de carne, sofreu uma parada cardíaca e foi hospitalizado, entubado e sob sedação.
TRE-BA reabre posto de atendimento ao eleitor em Baixa Grande após quatro meses
Sexta-Feira, 23/02/2024 – 10h20
Por Redação
Foto: TRE-BA
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) reabre, nesta sexta-feira (23), o posto de atendimento ao eleitor no município de Baixa Grande, na região da Bacia do Jacuípe. O local estava sem funcionar desde outubro do ano passado e voltará a ofertar os serviços eleitorais, de 9h às 13h, nas quartas e sextas-feiras.
O posto de atendimento fica localizado na Rua Izalino de Queiroz Matos, sem número, no centro de Baixa Grande. Cidadãos poderão solicitar a primeira e segunda via do título de eleitor, transferência de local de votação, regularização de título cancelado e demais serviços oferecidos pelo TRE-BA. Segundo o Cartório Eleitoral, o município registra atualmente 14.636 eleitores aptos.
Interessados em buscar o atendimento no posto da Justiça Eleitoral devem apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência atual, emitido há no máximo três meses. O TRE-BA destaca que na solicitação de alistamento eleitoral não são aceitos Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o passaporte.
Ivete Sangalo recebe apoio de artistas após se afastar dos palcos para tratar pneumonia
Foto: Rafa Mattei/ @ivetesangalo/ Instagram
Cuidar mais da saúde será uma prioridade para Ivete Sangalo nos próximos dias, já que a artista precisou se afastar dos palcos para tratar uma pneumonia após a maratona de Carnaval.
Nas redes sociais, a cantora recebeu o carinho de fãs e amigos da música, que desejaram uma boa recuperação para a dona do título de ‘Música do Carnaval’ em 2024.
“Melhoras, mainha!!! Já já você estará 100%! Te amamos!!!”, escreveu Iza. “Passando daqui as melhores energias para que se recupere logo! Melhoras”, comentou o Secretário Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho.
Foto: Instagram
“Rainha Deus lhe abençoe! Boa recuperação Ja deu certo!”, escreveu Lincoln, que em 2023 precisou se afastar dos trios no último dia da folia devido à uma pneumonia. “Obaluaê abençoe com cura! Já já tá zeradaaa e macetando mto! Axé”, escreveu o ex-BBB Fred Nicácio.
A artista, que não deu detalhes sobre a internação, precisou cancelar o show que faria neste final de semana no Cruzeiro da Xuxa para dar foco total aos cuidados com o corpo. A cantora não deu detalhes de quanto tempo ficará afastada nem quais outros shows poderão ser adiados devido ao quadro de saúde.
Ivete recebe os cuidados de médicos da Rede D’Or, que em Salvador tem entre seus hospitais as unidades Aliança, São Rafael, Cardio Pulmonar, Aeroporto, sendo o hospital Aliança o mais frequentado pela cantora.
O hospital, inclusive, foi o que recebeu a cantora para uma cirurgia de emergência após um acidente na neve. A artista precisou imobilizar o braço esquerdo após uma lesão ao se machucar em um passeio de esqui.
Fonte: Bahia Noticias